9 de jun. de 2009

Saiba mais sobre o Pico da Bandeira


Eu e Aldo (meu esposo) na cume do Pico da Bandeira.
Indescritível,,, tanto o esforço físico e quanto a recompensa do visual!!!!





O Pico da Bandeira é o ponto mais alto dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, além de toda a Região Sudeste do Brasil. É também o terceiro ponto mais alto do país, com 2.891,98 metros de altitude (medição revista por satélite/GPS pelo IBGE em 2004).
Está localizado no Parque Nacional do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, na serra do Caparaó, entre os municípios de Alto Caparaó no lado mineiro e Ibitirama no lado capixaba, onde se localiza o seu cume. Suas coordenadas são -20º26'07" de latitude e -41º47'47" de longitude.
O pico da Bandeira possui esse nome pois, por volta de 1859, D. Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira do Império no que, na época, era o ponto mais alto e imponente do Brasil.
Apesar de ser o 3º maior do Brasil em altitude, o Pico da Bandeira é o mais acessível, pois existem trilhas tanto pelo Espírito Santo quanto por Minas Gerais e as trilhas são muito bem sinalizadas.
O Pico da Bandeira é um dos pontos mais frios da região Sudeste, sendo possível a ocorrência de neve[carece de fontes]. As temperaturas no pico chegam a até -10°C, sendo que no inverno as geadas são diárias.
Durante todo o ano é possível se visitar o parque, mas as melhores épocas são de maio a setembro, com pico em julho, com temperaturas que variam entre zero e 15 graus à noite. Isso se explica porque na Região Sudeste os verões são muito quentes e úmidos, aumentando o risco de enfrentar chuvas no parque (experiência não muito agradável!). As trilhas em sua maioria são de barro ou pedra, logo tornam-se escorregadias demais. Além disso, o excesso de nuvens compromete o visual de cima dos picos. (FONTE: www.portaldocaparao.com)
É um lugar lindíssimo e uma aventura imperdível.
Para agendamento da subida, os aventureiros devem entrar em contato com as portarias do Parque, seja pelo lado capixaba, seja pelo lado mineiro.
Aí vão os telefones, e o site oficial do Parque, para você aproveitar e agendar sua visita:
Parque Nacional do Caparaó:
Tel: (32) 3747 2555
Fax: (32) 3747-2565 ou (33) 3343-1200