28 de set. de 2009

Telha Tribal


A pintura em telha é algo que gosto realmente!

Utilizo também telas, madeira, tecido... mas as telhas são as preferidas.

Esta fiz ontem... em uma das minhas noites de insônia! rs

Têmpera a Ovo II



Estas telas foram feitas com Têmpera a ovo...
Uma das técnicas aprendidas na Ufes...

Mandalas de madeira



Mandalas feitas com peças de macanaíba legítima.

Tamanho: 30 cm de diâmetro.
Lindas para decoração!!!


Têmpera a Ovo



Tela de abstração geométrica realizada na disciplina Cor e Laboratório de Tintas - Professora Joyce Brandão - Artes Visuais/Ufes-ES.
O fascinante desta tela é que a tinta utilizada foi feita com gema de ovo... a Têmpera a Ovo foi uma experiencia inesquecível. Opaca e muito fácil de trabalhar. Ameeeei!
Pesquisando um pouco mais sobre essa técnica, descobri que a têmpera de ovo foi o processo padrão adotado na Europa entre o séc. XIII e finais do séc. XV. Teve três períodos característicos: o primeiro vai até fins do séc. XIII; o segundo desenvolve-se durante todo o séc. XIV e a primeira metade do séc. XV; na segunda metade do séc. XV a inclusão da prática de técnicas mistas irá introduzir algumas inovações.
As têmperas à base de ovo são utilizadas, ainda hoje, pelos monges ortodoxos do Monte Athos na Grécia, na confecção de ícones bizantinos, objetos do culto da Igreja Cristã Oriental.

Resignificação da obra



Adorei o título desta obra de Zentrum Paul Klee (1879-1940)... E pesquisando o autor, adorei mais ainda.

Talentoso e muito dinâmico, Klee também era um músico, professor e poeta, considerado como um dos artistas mais significativos do século 20. 
Para saber mais, vc pode realizar uma passeio virtual no seu museu Zentrum Paul Klee, localizado em Berna, capital da Suíça.