27 de out. de 2013

Rondonópolis - MT

Rondonópolis - Minha "nova" cidade!

Rondonópolis é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. 
Sua população gira em torno de 208 mil habitantes, o que coloca Rondonópolis em e 3º lugar no estado.

Vista noturna de Rondonópolis


Me mudei com toda minha família para esta cidade há pouco tempo e já me apaixonei!!!

Vindo de uma região relativamente fria (Em Iúna/ES a temperatura média é de 12C°), a aclimatação aqui no Mato Grosso é um desafio e tanto, ao enfrentarmos os 40C° normais daqui. (rss)

Mas... independente do calor... não há como não se encantar com a beleza natural daqui e a simplicidade dos habitantes da cidade. 


Extremamente acolhedores, os rondonopolitanos e aqueles que decidem viver aqui compõem um ar interiorano em uma cidade com mais de 200 mil habitantes!!! Incrível!!!




Depois de um passeio no horto da cidade - localizado no centro urbano, e a área mais arborizada que já vi! - decidi mostrar a vcs um pouquinho desta minha nova terra...





...
Então... Venham conosco conhecer Rondonópolis!!!
...



Rondonópolis era originalmente conhecida como "Ponte de Pedra", por causa do rio de mesmo nome que banha a região. 


Com a passagem da Comissão Rondon pela região, a fim de fazer levantamentos para a construção de linhas telegráficas, veio o tenente Otávio Pitaluga, que mediu e instituiu as diretrizes para uma futura cidade. Com esse projeto, a localidade foi rebatizada de Rondonópolis, em homenagem a Marechal Rondon, em 1918.


Vista aérea da cidade

Até a década de 1940, a cidade permaneceu em decadência. Poxoréo, perto daqui, era elevada a município e crescia com o garimpo, enquanto Rondonópolis ficava estagnada. 

Somente depois de 1947 a cidade se desenvolveria, com a instalação de colônias agrícolas pelo governo do estado. Começa a haver um fluxo de migração, inicialmente de outras partes do estado e também de Minas Gerais, São Paulo, do Nordeste e até de outros países, e mais tarde principalmente da região Sul.
O processo de expansão se acelera, e Rondonópolis passa pelo mais rápido processo de modernização do campo que se tem notícia na região Centro-Oeste. Já como polo econômico, nas décadas de 1980 e 1990 fica conhecida como "Capital nacional do agronegócio".

Emancipação Política
Em 1920, Rondonópolis transforma-se em distrito de Santo Antônio do Leverger e em comarca de Cuiabá.
Em 1938, Poxoréo foi elevado à categoria de município e, e pela proximidade, Rondonópolis é incluído como distrito de Poxoréo, através da Lei Estadual nº 218 de 1938.
A partir do ano de 1947, Rondonópolis retoma o processo de crescimento, à medida que o município é inserido no contexto capitalista de produção agrícola.
A emancipação política acontece em 10 de dezembro de 1953.

Rondonópolis está a 210 quilômetros de distância da capital Cuiabá.
Prefeitura de Rondonópolis


Uma localização Privilegiada
Em 1980, Rondonópolis passa a ser pólo econômico da região e é classificado como segundo município do estado em importância econômica, demográfica e urbana. Já na década de 90, Rondonópolis projeta-se como “A Capital Nacional do Agronegócio”, ao mesmo tempo em que cresce o setor agroindustrial.
Os primeiros anos do século XXI assistem ao avanço de Rondonópolis no setor industrial e espera pelo advento da metrópole Rondonopolitana, município pólo do Sul do estado de Mato Grosso.

Plantação de soja - MT.

A cidade está localizada em posição privilegiada, no entroncamento das rodovias BR-163 e BR-364, e, em breve, através da Ferronorte, será ligada por ferrovia com os principais portos do país.



Sítio arqueológico Ferraz Egreja 

Cidade de Pedra - Sítio Arqueológico

Localizado em Rondonópolis - Complexo arqueológico Cidade de Pedra - o Sítio arqueológico Ferraz Egreja é do tipo abrigo sob rocha em que apresenta pinturas e gravuras rupestres bem como material em profundidade (cerâmica, lítico lascado e polido, adornos, fogueiras etc.) em várias camadas.

As atividades arqueológicas são um campo intenso de pesquisa em Rondonópolis. Um exemplo é o Sítio-escola do "Projeto Paleoambiente do Mato Grosso", desenvolvido por pesquisadores ligados ao Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo e Museu Nacional de História Natural da França.

 Inscrições no sítio arqueológico Ferraz Egreja.


Um ano de comemorações!!!
Casario e Cais do Rio Vermelho

Em 2013 Rondonópolis completa 60 anos de emancipação política e o município já se prepara para a comemoração. 
Eventos culturais, educacionais e políticos são esperados para a grande festa!

Estamos todos convidados!!!

...