14 de abr. de 2013

EEEFM Henrique Coutinho - Iúna




A EEEFM Henrique Coutinho nasceu em 1939.
Em 1943, já com sede própria, o Grupo Escolar Henrique Coutinho
 (como era chamado), recebeu este nome em homenagem 
ao governador Coronel Henrique da Silva Coutinho.

Você sabe quem foi o homem que deu nome a nossa escola?


Com o passar dos anos, a escola foi construindo sua história:

- 1943 - já com sede própria, o Grupo Escolar Henrique Coutinho (como era chamado), recebeu este nome em homenagem ao governador Coronel Henrique da Silva Coutinho.


- 1954 – o Grupo Escolar Henrique Coutinho oferta o curso ginasial, através da iniciativa de Maria Raimunda Menezes Pagani e Vicente Silveira. 

- 1958 - é fundado o Ginásio Estadual de Iúna que passa a funcionar no prédio do Grupo Escolar Henrique Coutinho.

- 1963 - é implantado o Curso Normal, destinado à formação de professores para o magistério de 1ª a 4ª série.

- 1976 - com as reformas promovidas pela Lei 5.692/71, foi construído novo prédio para sediar o curso ginasial. Este é transferido então para a Escola de 1º Grau Polivalentizada Dr. Nagem Abikahir.

- 1997 - encampa o Curso Técnico em Contabilidade, anteriormente oferecido pela Escola de Comércio Pedro José de Souza.

- 1980 - a escola passa a denominar-se Escola de 1º e 2º Graus Henrique Coutinho, atendendo de 1ª a 4ª série e os cursos profissionalizantes: Habilitação para o Exercício do Magistério, Técnico em Contabilidade e, mais tarde, Técnico em Administração. É criada também classes de Pré-Escola, mantidas pelo município.

- 1989 -  é criada a Associação escola Comunidade AEC.

- 1990 - volta a oferecer de 5ª a 8ª série.

- 1996 - a Escola começa a entrar na era da informática, com a aquisição do primeiro computador.

- 1998 - inicia extinção gradativa dos cursos profissionalizantes, que diplomou 1.963 profissionais durante seus anos de funcionamento. Em 2000, conclui a última turma de Técnico em Contabilidade e em 2001 a última de Magistério.
1998 - é criado o Conselho de Escola.

- 2002 - por força da reorganização da Educação Básica pela Lei 9.394/96, a escola passa a denominar-se Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio "Henrique Coutinho", Portaria nº 055-R/2002.


- 2005 – implantação do Laboratório de Informática, com 21 computadores e capacidade para 40 alunos, inicialmente para pesquisas através da Enciclopédia Encarta. Implantação do Laboratório de Ciências, Sala de Multimeios e a Biblioteca

- 2006 -  tem início a oferta de dois cursos técnicos de nível médio na modalidade subsequente: Gestão do Agronegócio e Secretariado Executivo.

2009 – início da reforma e ampliação do prédio escolar. O projeto prevê a implantação de cinco laboratórios: Física/Matemática, Química/Biologia, Artes e dois de Informática, além de um auditório. Os laboratórios também atenderão às aulas dos cursos oferecidos pela UFES e pelo IFES, através do NEAD Iúna.


- 2010 -  retorno dos cursos profissionalizantes e técnicos: Técnico em Agronegócio na modalidade integrada ao Ensino Médio; Educação Profissional Técnica de Nível Médio, com dois cursos: Técnico em Logística e Técnico em Serviços Públicos.



A EEEFM Henrique Coutinho conta uma média de 1.211 alunos, distribuídos em todos os níveis da educação, tornando-se referência de qualidade de ensino na educação pública no Espírito Santo.

AMO ESTA ESCOLA!