14 de mai. de 2011

Historiador da Arte


    O que é Historiador da Arte?    

Para se falar sobre o trabalho do historiador da arte é necessário, a priori, definir o que é História da Arte.
Segundo o texto de Giulio Carlo, a História da Arte “visa explicar historicamente toda a fenomenologia da arte”, indo além do simples reagrupamento de fatos artísticos dentro de certa ordem.
Assim, a História da Arte tem como objetivo estudar a arte não como reflexo, mas como um agente da história. Esta premissa é revalidada quando discutimos juízo crítico e valor artístico de uma obra de arte. 
Em nossa contemporaneidade, uma obra de arte é considerada como tal quando tem importância na História da Arte e contribuiu para a formação e desenvolvimento de uma cultura artística. O juízo que reconhece a qualidade artística de uma obra, automaticamente deve reconhecer também sua historicidade.
Em suma, a História da Arte busca, no estudo da produção artística, encontrar as relações entre a produção artística e as condições materiais e espirituais de seu tempo.
Nesse sentido, antes do valor específico de obras já consagradas, a História da Arte responsabiliza-se em identificar as características plásticas das mesmas, seus usos sociais, o tipo de consideração e valor que os homens do seu tempo nutriam por elas.
Tal catalogação e organização de obras, (seu tempo e seus valores de juízo e artísticos) exige a intervenção da interpretação e da avaliação, estreitando os laços entre História da Arte e Crítica da Arte.
Neste cenário, surge o trabalho do historiador da arte, que é decompor a obra de arte nas suas muitas componentes culturais, analisando-a como um conjunto de relações e de fatores interatuantes.
O historiador da arte trabalha com fontes, que são os documentos que comprovam ou justificam as suas afirmações. Esses documentos, por serem ricamente diversificados, são distribuídos em categorias:
1 - Os objetos em si (pinturas, esculturas, arquiteturas, etc); 
2 - Documentos do processo de criação (desenhos, esboços, rascunhos e anotações); 
3 - Testemunhos contábeis e administrativos (inventários, contratos de trabalho, compra e venda, encomendas, etc); 
4 - Relatos críticos (textos escritos a respeito da obra, artista ou período correspondente).
Como as fontes são à base do trabalho do historiador da arte e um dos itens que conferem o caráter de validade e cientificidade aos seus textos, dentro do possível, o trabalho do historiador deve processar-se sobre os originais, pois nenhum juízo decisivo pode ser feito a partir de reproduções, por melhores e mais perfeitas que sejam.
O objetivo do trabalho do historiador da arte é explicar a obra de arte como um sistema de relações indiretas e em longo prazo (na maioria das vezes). 
Os confrontos provenientes deste estudo do historiador de arte é que revelam os percursos por vezes complicados do artista/obra.

Bibliografia:
ARGAN, Giulio Carlo. Preâmbulo ao estudo da história da arte. In: & FAGIOLO, Maurizio. Guia da história da arte. trad. M.F.G. de Azevedo. Lisboa: Estampa, 1992.
DIAS, Lincoln Guimarães. Teoria da Linguagem Visual. Vitória, ES: Universidade Federal do Espírito Santo, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2011.


5 comentários:

  1. Nossa procurei isso na net e tá tudo aqui. Ótimo seu texto. Me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  2. VOU USÁ-LO PARA MINHA AULA NO 1º ANO ENSINO MÉDIO, POSSO? ESPERO QUE SIM. SOU PROFESSOR EM COLÉGIO DO INTERIOR DE GOIÁS. E O SALÁRIO. Oh! (CONTRATADO AINDA).

    ResponderExcluir
  3. Claro que pode. Informações e divulgações sobre esta profissão são sempre bem vindas!!! Obrigada pela visita no blog. Se identifique na próxima vez para estabelecermos contato, ok?

    ResponderExcluir
  4. Cara muito Bom seu texto.. Me ajudou pra caramba

    ResponderExcluir
  5. Ajudou muito na hora de estudar para a prova, bem resumido. Complementar as minhas leituras. Parabéns

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação.